O que significa capitalização de recursos? Quais são as formas de realizar?

“A captação de recursos para eventos e cursos: estratégias e oportunidades

Uma das etapas fundamentais para a realização de eventos e cursos em instituições educacionais, culturais e até mesmo por pessoas físicas é a obtenção de recursos financeiros. Este processo, conhecido como captação de recursos, define como o evento ou curso será financiado.

Enquanto a instituição promotora pode financiar o evento através da venda de ingressos e produtos relacionados, como livros de palestrantes, a busca por patrocínio externo pode abrir portas para eventos mais grandiosos, com maior duração, palestrantes renomados e uma maior visibilidade e lucratividade.

A captação de recursos não é apenas sobre obter patrocínio, mas também sobre melhorar as reservas econômicas da instituição. Mas como isso pode ser feito? Quais são as opções disponíveis? Continue lendo para descobrir.

1. Incentivos fiscais: impulsionando eventos e ações culturais
As leis de incentivo fiscal constituem normas brasileiras que isentam empresas de taxas fiscais em troca de patrocínio a projetos culturais e sociais. Estas leis têm sido fundamentais para a captação de recursos para eventos e ações sociais, desde a criação da primeira Lei de Incentivo, a famosa Lei Rouanet, há mais de 30 anos. Além disso, existem leis de incentivo para áreas como saúde, educação e pesquisas acadêmicas.

Os benefícios das leis de incentivo incluem o financiamento para os promotores e a publicidade e isenção fiscal para os financiadores. As empresas têm a oportunidade de se associar a causas como promoção das artes, saúde e auxílio social, fortalecendo sua imagem perante o público.

2. Editais: oportunidades de financiamento e reconhecimento
Diversas fundações e empresas lançam editais para projetos de pesquisa e cultura, proporcionando uma forma ágil e menos burocrática de captação de recursos em comparação com as leis de incentivo. No entanto, o desafio está em adequar os projetos aos requisitos dos editais e se destacar diante dos concorrentes. Alguns editais exigem detalhamento de custos, orçamentos, cronogramas e outras informações específicas.

É importante ressaltar que alguns editais requerem a aprovação em leis de incentivo e estabelecem contrapartidas sociais, como doações de livros ou aulas gratuitas.

3. Financiamento coletivo: engajando a comunidade e alcançando metas
As campanhas de financiamento coletivo são ideais para projetos menores, como publicações, gravações musicais e curtas-metragens, dependendo da colaboração do público sem oferecer isenção fiscal em troca. Para ter sucesso nesse tipo de captação, é essencial realizar uma campanha de marketing eficaz, envolvendo estratégias digitais, participação em eventos e newsletters.

Oferecer “prêmios” aos apoiadores pode impulsionar a campanha, incluindo aulas, palestras e outros serviços como forma de recompensa. O planejamento estratégico das recompensas é essencial para alcançar os objetivos financeiros estabelecidos.”

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